top of page

ALERTA CONTRA OS ESCORPIÕES

FERNANDO DINI PEDE AÇÕES DE COMBATE AOS ESCORPIÕES

POPULAÇÃO RELATA INFESTAÇÃO DO ANIMAL E FALTA DE ORIENTAÇÃO.





Depois que uma criança de um ano morreu por uma picada de escorpião no último sábado em Sorocaba, o vereador Fernando Dini(PP) tem recebido reclamações de munícipes preocupados com a presença de escorpiões nas últimas semanas em diferentes bairros da cidade. Muitos alegam que a falta de limpeza em terrenos públicos e particulares tem aumentado e provocado a infestação do animal, além de afirmarem que não estão recebendo informações adequadas com relação em como agir diante dele.


“Sabemos que o número de locais abandonados em Sorocaba tem gerado muitos transtornos. No final do ano passado conseguimos a aprovação do legislativo para a punição de proprietários que abandonaram seus imóveis e que assim passaram a contribuir para o surgimento desse tipo de problema. Mas é necessária uma ação urgente da administração pública.”, afirmou o vereador Fernando Dini, mencionando o projeto 302/2023 que prevê aumento progressivo de IPTU para imóveis fiscalizados e constatados pela prefeitura como abandonados. O projeto seguirá em breve para sanção do prefeito Rodrigo Manga.


No último dia 13 um menino de um ano foi picado por um escorpião no Jardim Santa Esmeralda. Ele chegou a ser levado para o Conjunto Hospitalar de Sorocaba, mas não resistiu. Com a morte do bebê, a preocupação da população aumentou, principalmente por parte de quem mora próximo a área de mata.


“O que também me preocupa é que muitas pessoas têm nos procurado perguntando o que fazer em caso de encontrar um escorpião ou em caso de picada. Está faltando essa orientação para a população. Está faltando uma instrução fundamental para evitar outras mortes e nós vamos cobrar”, constatou o vereador que diante da morte e inúmeras reclamações passa a cobrar da prefeitura informações acessíveis à população sobre como agir em caso de aparecimento e picadas de escorpiões.

Estamos em um período de chuvas e calor que é propício ao aumento do número desses animais venenosos. Precisamos de uma ação rápida e eficiente”, finalizou Fernando Dini.

 

SOBRE OS ESCORPIÕES E ORIENTAÇÕES IMPORTANTES:


Normalmente encontrados em ambientes escuros, os escorpiões preferem locais úmidos e com pouca movimentação. Uma maneira eficiente de evitar o aparecimento destes animais é impedir o acúmulo de entulhos, pois esses são locais que podem atrair insetos, como baratas, que são sua principal fonte de alimento.


A picada de um escorpião causa dor imediata, podendo irradiar para o membro e ser acompanhada de adormecimento, vermelhidão e suor. Podem surgir suor excessivo, agitação, tremores, náuseas, vômitos, salivação excessiva, dentre outros sintomas mais graves. 


Quando a pessoa é picada por um escorpião, deve procurar atendimento médico imediatamente em alguma unidade de saúde, como os postos de saúde, e unidades pré-hospitalares ou de pronto atendimento.

O médico avalia o caso e encaminha, se necessário, para atendimento no CHS, onde é feita a aplicação do soro antiescorpiônico.

Porém, crianças com menos de dez anos devem ser levadas diretamente ao CHS, mesmo que possuam convênio em hospital particular.

 

A Zoonoses também pode ser acionada através do telefone 156.

 

Cordialmente, 

 

Assessoria do vereador Fernando Dini (PP)

                                                                                                                      Fone/whats (11) 9-9369-1777

 

 

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page