top of page

Comenda para secretário Derrite é aprovada por iniciativa de Fernando Dini



Guilherme Derrite é político e militar nascido em Sorocaba, atual secretário de Estado da Segurança, deputado federal e oficial de polícia

 

O sorocabano Guilherme Muraro Derrite será condecorado com a Comenda Referencial de Ética e Cidadania pelo Poder Legislativo de Sorocaba. A iniciativa do vereador Fernando Dini (Progressistas) foi aprovada pelos demais vereadores na sessão da Câmara, na manhã desta terça-feira (14). O homenageado, Guilherme Derrite, é o atual secretário da Segurança Pública do Governo do Estado de São Paulo, foi eleito deputado federal pelo segundo mandato, até 2027 e é oficial de carreira da Polícia Militar do Estado de São Paulo, na graduação de capitão. Na Câmara Federal, Guilherme Derrite foi autor da restrição do benefício da saída temporária para os presos, entre outras mudanças, em vigor como lei.

 

Guilherme Derrite nasceu em 10 de outubro de 1984 e passou toda a infância e adolescência em Sorocaba, onde estudou em escolas públicas até a conclusão do ensino fundamental. Foi bolsista de colégios particulares no ensino médio e aos 18 anos foi aprovado em diversas faculdades, inclusive no vestibular da Fuvest, para a carreira de oficial da Polícia Militar. Ingressou na Academia de Polícia Militar do Barro Branco, a escola de formação de oficiais em 2003, graduando-se como bacharel em Ciências Policiais e Segurança Pública. Também é pós-graduado em Ciências Jurídicas pela UNICSUL. Guilherme Derrite é filho do meio de Francisco Carlos Lucchessi Derrite e Maria Teresa Muraro Derrite. O homenageado é casado com Iara Maria de Oliveira Derrite, também oficial da Polícia Militar. Eles são pais dos meninos Gabriel Oliveira Derrite e Gustavo Oliveira Derrite.

 

O vereador Fernando Dini propôs a condecoração para Guilherme Derrite, pelo que ele representa para o desenvolvimento efetivo do exercício da cidadania e ética na cidade de Sorocaba e em todo o país, além de dedicar a vida e o seu trabalho desenvolvido em prol de Sorocaba, tendo em sua trajetória, um exemplo de dedicação e retidão, relevante importância em ações e o grande legado de exemplos de ética, cidadania, idealismo e coragem, alicerçadas na ética e na cidadania.

 

 

Confira o currículo completo de Guilherme Derrite

 

Guilherme Muraro Derrite (Sorocaba, 10 de outubro de 1984), é um policial militar e político brasileiro. Filho de Francisco Carlos Lucchessi Derrite e Maria Teresa Muraro Derrite, é o segundo filho dos três irmãos. Seu irmão mais velho se chama Rafael Muraro Derrite, e o mais novo Felipe Muraro Derrite. Casado com lara Maria de Oliveira Derrite, que também é oficial da Polícia Militar, é pai de Gabriel Oliveira Derrite e Gustavo Oliveira Derrite. Viveu toda a infância em Sorocaba, onde estudou em escolas públicas estaduais, passando pela EE Baltazar Fernandes, da 1ª a 4ª séries do ensino primário, EE Professor Genésio Machado, até a conclusão do ensino fundamental, 8ª série. Após conseguir bolsa de estudos, cursou o 1° e o 2° ano do ensino médio no Colégio Universitário, e o 3° e último ano do ensino médio no Colégio Anglo.

 

Foi aprovado com 18 anos no Vestibular da FUVEST para a carreira de Oficial da Polícia Militar. Mesmo sendo aprovado em outros vestibulares para universidades públicas (UNESP e UNICAMP), optou por realizar o sonho de ser militar e assim ingressou sua carreira na Academia de Polícia Militar do Barro Branco, a Escola de Formação de Oficiais, no dia 10/02/2003, graduando-se, ainda como Bacharel em Ciências Policiais e Segurança Pública pela APMBB. Também é pós-graduado em Ciências Jurídicas pela UNICSUL.


Deputado Federal eleito pela população do Estado de São Paulo por dois mandatos consecutivos (2019-2023, pelo PP, e 2023-2027, pelo PL), é autor do projeto de Lei substitutivo e relator do projeto de Lei 2.253/22, aprovado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal, que deu origem à Lei 14.843/24, que altera a Lei de Execução Penal restringindo o benefício da saída temporária, entre outras mudanças. Atualmente, licenciado do mandato de Deputado Federal, é Secretário de Estado de Segurança Pública do Estado de São Paulo.

 

No exercício da sua careira militar, passou por diversos postos e patentes:

- Declarado Aspirante a Oficial PM em 15 de dezembro de 2006;

- Promovido, por Merecimento Intelectual, a 2° Tenente PM em 15 de dezembro de 2007;

- Promovido por Merecimento a 1° Tenente PM em 24 de 2010;

- Promovido ao Posto de Capitão PM em agosto de 2018

-Comandou Pelotão de Rádio Patrulha do 14° Batalhão de Polícia Militar Metropolitano, município de Osasco, entre os anos de 2006 e 2009;

-Comandou Pelotão de Força Táica nos anos de 2008 e 2009 no 14º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano, município de Osasco;

-Comandou Pelotão de ROTA nos anos de 2010, 2011, 2012 e 2013;

-Comandou pelotão de Força Táica no 49° Batalhão de Policia Militar Metropolitano, no ano de 2013;

-Coordenou o módulo específico do curso de formação de Soldados do CPA/M-5 nos anos de 2013 e 2014, formando mais de 1000 (mil) Soldados da Polícia Militar. Comandou pelotão de Soldados em formação na Escola Superior de Soldados no ano de 2015;

-Comandou o Posto de Bombeiros da Casa Verde do 2° Grupamento de Bombeiros da Capital no ano de 2016; -Comandou desde o início de 2017 o Posto de Bombeiros de Pirituba do 2° Grupamento de Bombeiros da Capital.

 


30 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page