top of page

MÉDICA INFECTOLOGISTA RECEBE HOMENAGEM NA CÂMARA MUNICIPAL

Atualizado: 6 de jun. de 2023

Naihma Salum Fontana recebe Comenda Referencial de Ética e Cidadania na

Câmara Municipal de Sorocaba


Homenageada é médica infectologista no Hospital Unimed, Hospital Sta Lucinda e Ambulatório de Itu



A Câmara Municipal de Sorocaba, por pedido do vereador Fernando Dini(MDB), concede a Dra. Naihma Salum Fontana a Comenda Referencial de Ética e Cidadania.


Conheça mais sobre a homenageada da Sessão Solene do dia 02.06.2023:


Filha de médicos consagrados na cidade, Naihma se formou em medicina aos 24 anos. Ao contrário do que muitos imaginam, um consultório naquele momento não era um sonho para a recém-formada. Dra. Naihma Salum Fontana fez as malas e foi para Manaus, ser voluntária pela Marinha do Brasil.

Naquele momento, prestou residência em Infectologia pela PUCSP e passou. No entanto, qual foi sua surpresa ao saber que não teria direito ao trancamento da residência, por ser mulher e prestar um serviço voluntário, e não obrigatório. Por meios judiciais, foi a primeira mulher médica da história da faculdade PUCSP a ter sua residência garantida devido ao serviço militar.


Como médica militar, prestou assistência às comunidades ribeirinhas da Amazônia através dos navios de assistência hospitalar e formou-se 1º Tenente. Ao mesmo tempo, prestou serviço voluntário na Fundação de Medicina Tropical Heitor Vieira Dourado, referência mundial em atendimento a malária, febre amarela, e outras doenças tropicais, onde realçou e fundamentou sua paixão pela Infectologia e pela Medicina.


Em 2011, uma médica com experiências únicas retornou a Sorocaba com sede de fazer ainda mais e por isso foi em busca de conhecimento. Especializou-se, fez residência em Infectologia de 2011 a 2013 e, logo após, fez especialização em Controle de Infecção Hospitalar em 2014.


Perdeu de forma repentina sua mãe em 2014, e decidiu retornar para Sorocaba, junto de seu então marido, sem perder seu vínculo com São Paulo, onde permaneceu como médica voluntária do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo até 2019, quando obteve o título de Mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP).

No mesmo ano, expôs o resultado no maior congresso de Infectologia do mundo, o ECCMID, e publicou o resultado de sua tese na revista internacional Nature. Encarou de frente a pandemia do COVID19, sendo a primeira médica da UTI onde trabalha a entubar o primeiro paciente COVID. E, também, foi a primeira a contrair a doença, em março/2020.


Apesar de diversas intempéries, perdas na sua ascendência e descendência nos últimos anos, inclusive a morte de seu pai, madrinha e sogro em anos consecutivos, nunca fugiu à luta e nunca deixou de acolher quem a procurou, atuando na linha de frente durante a pandemia de COVID19 como médica intensivista (UTI) e infectologista, cuidando, ajudando e salvando centenas de vidas.

Atualmente, DRA. Naihma Salum Fontana é médica infectologista do Hospital Unimed Sorocaba e do Hospital Santa Lucinda, no Ambulatório Médico de Especialidades de Itu e em consultório particular, além de médica intensivista do Hospital Unimed de Sorocaba.


Cordialmente,


Assessoria do vereador Fernando Dini (MDB)

Fone/whats (11) 9-9369-1777


11 visualizações0 comentário
bottom of page