top of page

MAIOR CONTROLE E SEGURANÇA NAS CRECHES

CRIANÇA FOGE DE CRECHE E VEREADOR FERNANDO DINI COBRA MEDIDAS EMERGENCIAIS.


ALUNO DE TRÊS ANOS CHEGOU A ATRAVESSAR UMA RUA DURANTE A FUGA. ESCOLA OMITIU O CASO



Na tarde desta sexta-feira chegou ao conhecimento do vereador Fernando Dini (PP) mais um caso envolvendo uma criança de três anos que conseguiu fugir de um Centro de Educação Infantil de Sorocaba.


Segundo informações apuradas pela equipe do vereador, os pais ficaram cientes do ocorrido na CEI 129 apenas na data de hoje (08.12), quando um vizinho da unidade relatou o que viu por volta das 16h30 desta quinta-feira e enviou o relato por áudio para a mãe na madrugada desta sexta-feira.


O aluno teria atravessado todo o prédio da escola, passado pelos portões, estacionamento, atravessado uma rua e só quando chegou em uma praça foi resgatado por uma servidora que, ainda segundo a testemunha, teria recriminado o pai da criança para o filho pelo fato do pai ainda não ter ido buscar o menino mesmo dentro do horário estabelecido de saída, das 16h às 17h.


“Há fatos gravíssimos em uma mesma situação: além da omissão da escola mesmo ao ser questionada posteriormente pelos pais sobre o ocorrido, temos a ausência de alguém na portaria da escola que mantém os portões abertos por uma hora todos os dias sem ninguém por perto. Outra questão é a recorrência deste tipo de situação em creches de gestão compartilhada. Está claro que há uma falha grave e constante de logística, de distribuição de funcionários para preservar a segurança dos alunos.”, apontou o vereador Fernando Dini.


Diante do fato o vereador já buscou uma posição da Secretária de Educação Municipal que ainda não estava ciente dos últimos acontecimentos envolvendo a CEI 129. O Secretário Clayton Lustosa prontamente ouviu o relato já anotando medidas a serem tomadas de forma emergencial.


Demonstrando solidariedade aos pais do aluno, o secretário garantiu todo apoio à família da criança afirmando que todos irão se empenhar na fiscalização de um funcionário presente na portaria das escolas sempre que os portões estiverem abertos e se comprometeu a avaliar penalidades às unidades que omitirem situações como essa. Ao final do encontro do secretário de educação com a família, uma equipe da SEDU acompanhou os pais até a unidade do ocorrido para esclarecer os fatos entre família e escola.


A secretaria de educação, ao ser questionada sobre os outros casos registrados neste ano envolvendo fuga de crianças de creches com gestão compartilhada, afirmou que fará uma reavaliação de modelo adotado pelas mesmas e reforçou que avaliações sobre riscos e vulnerabilidade das escolas já foram feitas e que no período de recesso escolar, a começar nos próximos dias, já estarão nos locais apontados executando os devidos reparos.


“Mais uma vez, felizmente, a criança saiu ilesa, mas algo precisa ser feito urgentemente para que outro caso não se repita e que não seja registrada uma tragédia, como um atropelamento ou sequestro, por exemplo. Vamos acompanhar o caso, toda a ação da secretaria de educação, pedindo agilidade na prática daquilo que pode e deve ser feito em favor da proteção de nossas crianças”, finalizou o vereador.


Este foi o terceiro caso de fuga de criança de uma creche de Sorocaba no mesmo semestre.

Em 3 de agosto, uma criança fugiu de uma creche que fica no Jardim Los Angeles, também na zona norte de Sorocaba.

Em outubro uma criança de 3 anos fugiu do Centro de Educação de Infantil Nelson Fonseca em Sorocaba (SP) e foi encontrada na casa da bisavó, que fica a algumas quadras da unidade de ensino, no Parque das Laranjeiras.


Cordialmente,

Assessora do vereador Fernando Dini (PP)

11-9-9369-1777

5 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page