FERNANDO DINI PEDE MAIOR RIGOR NAS PUNIÇÕES AOS PROPRIETÁRIOS DE CASAS E TERRENOS ABANDONADOS
Locais que não recebem cuidados tem sido alvo de criminosos e focos de doenças
Como fiscal dos problemas que têm causado transtornos à população, o vereador Fernando Dini(PP) observou por meio de relatos dos moradores de diversas regiões da cidade que terrenos e casas abandonadas têm facilitado a ação de criminosos. Por essa razão, o vereador estuda punições mais rigorosas a proprietários que abandonam seus imóveis.
“Não é de hoje que tenho ouvido de muitos munícipes, que o terreno ou casas abandonadas situadas ao lado do imóvel onde moram, e que o proprietário simplesmente não aparece mais, passaram a ser frequentados por usuários de drogas e criminosos que saem levando não só fiação, mas também portas e até vaso sanitário. Como alguém dorme tranquilo com uma situação dessas acontecendo frequentemente ao lado da sua casa?”, questionou o vereador.
Fernando Dini ressaltou ainda que os criminosos também usam desses espaços abandonados para terem acesso a imóveis ocupados, porém vazios no momento dos furtos.
“Terrenos e casas abandonadas, além de alimentar o crime, são usados também como facilitador de acesso a imóveis em condições bem diferentes, de trabalhadores que são surpreendidos quando chegam de um dia de trabalho e percebem o furto. Precisamos reduzir o campo de ação desses marginais.”, pontuou o vereador.
Para combater os furtos praticados por essas vias, o vereador Fernando Dini busca punir ainda mais os proprietários que descuidam de seus imóveis e que assim contribuem com o aumento da criminalidade.
“Não é uma questão apenas de segurança. Tem a saúde de todo o entorno que entra em jogo porque em muitos casos os imóveis passam a atrair insetos perigosos, como escorpiões e até dengue devido a mato alto, falta de limpeza de uma piscina ou por uma área externa cheia de objetos acumulados. Como os donos dessas casas, desses terrenos, não pensam nesses impactos? Como não parte deles esse cuidado com o bem-estar dos que sofrem com a falta de empatia deles? Precisamos conscientizá-los desses perigos e se a punição atual não tem surtido efeito, vamos lutar para mudá-la e que assim nos traga resultados. Do jeito que está nada vai mudar e os criminosos continuarão agindo e a população seguirá com a segurança e a saúde em risco.”, finalizou o vereador.
Hoje a lei 8381/2008 estabelece multa correspondente a R$ 3,50 (três reais e cinquenta centavos) por metro quadrado nos terrenos até 500 m² e multa de R$ 5,00 (cinco reais) por metro quadrado nos terrenos com mais de 500 m² do lançamento cadastrado no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), caso não atendida a intimação para a limpeza do terreno.
Cordialmente,
Assessoria do vereador Fernando Dini (PP)
Fone/whats (11) 9-9369-1777
Comments