top of page

SEGURANÇA PARA MULHERES NO TRANSPORTE COLETIVO

FERNANDO DINI PEDE REFORÇO PARA A SEGURANÇA DAS MULHERES

NO PERÍODO NOTURNO

Vídeo-chamada por totens, iluminação reforçada nos pontos e ônibus exclusivos para mulheres estão entre as solicitações.


Imagem: Prefeitura Sorocaba


O vereador Fernando Dini(PP), trabalhando em prol da segurança da mulher, indica uma parceria público-privada do governo municipal com empresas de segurança para que , em caso de necessidade, quem aguarda no ponto de ônibus possa ter com quem se comunicar por meio de um totem, não sendo necessário o uso do celular já que é mais um atrativo para assaltantes.

“Temos observado ações em favor da integridade das mulheres em todo o país e esse projeto, já colocado em prática em outras cidades, tem se destacado, aumentando a sensação de segurança de passageiras que muitas vezes preferem ir a pé para suas casas do que permanecerem por 10, 15 minutos, em um local onde ficam totalmente desacompanhadas.”, afirmou o vereador.

Em alguns pontos de ônibus de cidades como Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas, os totens ocupam o lugar onde normalmente se colocam anúncios digitais e com apenas um toque é possível iniciar uma conversa por vídeo-chamada. Durante o dia, as telas funcionam normalmente como anúncios. A possibilidade de chamadas virtuais vem somente durante a noite onde, anteriormente a implantação do sistema, houve um mapeamento dos locais em que as mulheres podem se sentir mais vulneráveis.

Além disso, Fernando Dini também busca com a URBES, empresa responsável pelo transporte na cidade, ações para reforço de iluminação nas estruturas de todos os pontos de ônibus de Sorocaba e não apenas nos pontos que integram o sistema BRT.

“Sabemos que a iluminação inibe ações criminosas. Sorocaba hoje passa por mudanças na iluminação pública recebendo lâmpadas de led, mas muitos pontos de ônibus estão afastados desses pontos de luz. Ressalto que também estamos solicitando podas em todas as árvores próximas a esses locais de embarque e desembarque de passageiros. Muitas árvores da cidade já encobrem as lâmpadas, prejudicando a visibilidade e aumentando a sensação de insegurança.”, acrescentou Fernando Dini.

O vereador também solicita, para as linhas de integração dos terminais, ônibus extras exclusivos para mulheres nos horários de pico.

“Só no primeiro semestre deste ano foram quase 30 mil registros de crimes em transporte público no estado. Segundo a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, roubo, ameaça e importunação sexual são os crimes com maior índice. Se temos maneiras de evitá-los, temos obrigação de colocá-las em prática.”, finalizou o vereador.

--------------------------------------

Cordialmente,


Assessoria do vereador Fernando Dini (PP)

Fone/whats (11) 9-9369-1777

3 visualizações0 comentário
bottom of page