top of page

TESTE DA LINGUINHA PARA RECÉM NASCIDOS

Atualizado: 14 de jun. de 2023

“Teste da Linguinha” é obrigatoriedade nos recém-nascidos de Sorocaba

O vereador Fernando Dini (MDB) teve seu pedido atendido pela Prefeitura de Sorocaba em 2013



Os hospitais de Sorocaba possuem a obrigatoriedade, desde o ano de 2013, de realizar o procedimento conhecido como “Teste da Linguinha” em todos os recém-nascidos nos limites municipais. Com o objetivo de diagnosticar alterações no frênulo lingual, o exame pode trazer diversos benefícios à criança.


A regra em vigor foi solicitada em primeira mão pelo vereador Fernando Dini (MDB). “A medida é de suma importância para o reconhecimento precoce da anomalia, e se necessário, realizar o tratamento adequado, já que a língua presa pode causar problemas imediatos na fala, na mastigação e até mesmo na sucção da amamentação, que pode acabar provocando o desmame adiantado”, relatou o parlamentar em sessão no Plenário.


O estigma das famílias com relação ao processo ainda é muito grande. Existem muitos relatos de mães que possuem receio de realizar o teste por medo de causar algum dano à criança, o que é comprovado cientificamente que as chances são inexistentes. O diagnóstico, além de eficaz, traz grande melhoria à qualidade de vida do ser humano.


Vale ressaltar que o Teste da Linguinha possui reconhecimento e validação na medicina em âmbito mundial. O procedimento deve ser feito por profissionais capacitados nas primeiras 24 horas de vida do bebê, antes de sua alta hospitalar, para que a solução seja concluída o mais rápido possível.



Cordialmente,

Assessoria do Vereador Fernando Dini (MDB) Fone: (15) 99369-1777






48 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page