top of page

VOCÊ JÁ OUVIU FALAR DA FEBRE MACULOSA?

Doença é grave e tem alarmado cidadãos de todo o estado de São Paulo



Carrapato-estrela é o responsável pela transmissão da febre maculosa


O Sistema de Saúde do estado de São Paulo está em alerta constante no mês de junho. Com quatro óbitos confirmados e duas suspeitas na região metropolitana de Campinas, a epidemia de febre maculosa tem chamado a atenção de todos os profissionais da área.


Com o primeiro caso confirmado em 1896, a enfermidade surgiu nos Estados Unidos e assustou grande parte da população estadunidense. Até o final dos anos 1940, cerca de 80% das pessoas diagnosticadas com a febre maculosa haviam falecido em decorrência de complicações causadas pela patologia.


Transmitida pela picada do Amblyomma cajennense, mais conhecido como carrapato-estrela, os sintomas clássicos da doença incluem febre alta, náusea, vômitos e dor de cabeça severa. Com o avanço da bactéria, os sinais se tornam mais específicos: erupções cutâneas por todo o corpo, dores abdominais e articulares agudas, além de danos no sistema nervoso central. Além disso, estudos recentes concluíram que a febre maculosa também pode ser coletada através das fezes do piolho infectado.


Vale ressaltar que apesar de ainda ser gravemente fatal, com cerca de 40% de chance de óbito, a cura da febre maculosa pode ser obtida através da ingestão de antibióticos específicos, como a tetraciclina e o cloranfenicol. Com o tratamento correto, de cerca de 10 a 14 dias, o quadro pode ser totalmente revertido e alcançar a profilaxia.


Em caso de contato em ambientes em que possua a presença de carrapatos-estrela, acione a Zoonoses mais próxima da sua residência, através do número 156. Juntamente, esteja sempre alerta e faça a verificação diária em seu corpo. Na presença de sintomas, procure um médico especializado o mais rápido possível.



Cordialmente,

Assessoria do Vereador Fernando Dini (MDB) Fone: (15) 99369-1777




28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page