top of page

DIA DE CUIDADOS PALIATIVOS

Dia Municipal de Cuidados Paliativos é oficialmente instituído em Sorocaba

Solicitada pelo vereador Fernando Dini (MDB), a data é comemorada no segundo sábado de outubro



A Câmara Municipal de Sorocaba aprovou, no ano de 2019, uma data para comemorar o Dia dos Cuidados Paliativos. Celebrado sempre no segundo sábado de outubro, a data foi incorporada no Calendário Oficial de Sorocaba após solicitação do vereador Fernando Dini (MDB).


De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), os cuidados paliativos consistem na assistência feita por uma equipe profissionalizada, que procura melhorar a qualidade de vida de pacientes com doenças terminais, como o câncer. Além do zelo, ações como o alívio do sofrimento, da identificação precoce, o tratamento contra a dor e uma avaliação física impecável estão inclusas para com o diagnosticado. Juntamente, é feito o apaziguamento de sintomas físicos, sociais, psicológicos e espirituais.


No município, a medida possui inúmeros objetivos. Entre eles, sensibilizar e conscientizar a população sobre a importância e compreensão dos cuidados paliativos para pessoas com doenças que ameaçam a continuidade da vida. Além disso, identificar e reunir os mais diversos atores da área da saúde para o debate, desenvolvimento e efetivação das políticas públicas em cuidados paliativos.


Em discussão no Plenário, o parlamentar relatou: “Com o envelhecimento progressivo da população, ocorre o aumento dos casos de câncer. Por mais que a tecnologia busque a cura e a longevidade de vida, a morte ainda é uma certeza e acabam por receber assistências inadequadas, com métodos invasivos. É obrigação do governo alarmar sobre o estado de abandono e exposição dos pacientes, junto da implantação de medidas concretas e melhoria dos cuidados já oferecidos.”


Vale ressaltar que cerca de 40 milhões de pessoas ao redor do mundo necessitam de assistência paliativa, de acordo com a última pesquisa feita pela OMS, em 2002. No Brasil, estima-se que a cada ano, 500 mil pessoas necessitem recorrer a esta modalidade de atenção, mostrando a importância de anexar uma data oficial para o projeto.


Cordialmente,

Assessoria Vereador Fernando Dini

Fone: (15) 99369-1777

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page