top of page

Fernando Dini cobra Prefeitura sobre cumprimento de lei que garante acessibilidade nos parques de Sorocaba


ree

Não basta criar a lei. É preciso garantir que ela saia do papel




O vereador Fernando Dini protocolou um requerimento solicitando que a Prefeitura de Sorocaba preste informações detalhadas sobre o efetivo cumprimento da Lei Municipal nº 10.960/2014, que determina a instalação de equipamentos de ginástica adaptados e brinquedos inclusivos para pessoas com deficiência física em espaços públicos da cidade.




A cobrança feita por Dini é baseada em uma luta antiga: foi ele o autor da primeira lei municipal (nº 10.796/2014) que obrigava a instalação de brinquedos adaptados em playgrounds públicos, pensando na inclusão e no direito ao lazer de todas as crianças, independentemente de suas limitações físicas.




ree

“Lutamos por uma cidade acessível e inclusiva de verdade, onde todas as pessoas tenham o direito de usar os espaços públicos com dignidade e segurança”, afirma o vereador.




No requerimento enviado ao Executivo, Fernando Dini pede que sejam listados: todos os playgrounds e academias ao ar livre que já contam com brinquedos ou equipamentos adaptados; quais são os tipos de equipamentos instalados e onde estão localizados; e, caso a Prefeitura não esteja cumprindo a lei, quais são os motivos e o cronograma para a implementação da norma



Além de reforçar o compromisso com a inclusão, Dini destaca que a fiscalização do cumprimento das leis é um dever do vereador, e que a população tem o direito de saber o que está sendo feito com os recursos públicos.



“Não basta criar a lei. É preciso garantir que ela saia do papel. Estamos atentos, e quem precisa desses equipamentos também está. Inclusão não pode esperar”, reforça Dini.

 
 
 
bottom of page