top of page

PLAYGROUNDS INCLUSIVOS

Playgrounds inclusivos são obrigação na cidade de Sorocaba

Atendendo a todas as deficiências, lei é de autoria do vereador Fernando Dini




A Câmara Municipal de Sorocaba aprovou, no ano de 2013, uma lei que obriga a todos os playgrounds públicos da cidade a serem acessíveis para as crianças deficientes, sejam elas físicas, auditivas, visuais ou múltiplas. A lei foi proposta originalmente pelo vereador Fernando Dini, eleito no ano de 2012.


Com o objetivo de promover a inclusão social, a lei supera o conceito de acessibilidade, já considerado ultrapassado, visto que o termo não significa abranger a comunidade especial. Na prática, o documento pretende fazer com que as crianças se sintam acolhidas e dentro de seu ambiente ao utilizar dos equipamentos para brincar nos parques da cidade.


Em discussão no plenário, o parlamentar citou palavras de Scott Rains, especialista americano em Turismo e Inclusão Social: “Em um playground inclusivo de verdade, objeto deste Projeto de Lei, todas as crianças brincam juntas, sem distinção de onde e como. Os brinquedos são pensados para todos, num design universal, inclusivo. Onde a acessibilidade é passiva – deixando a porta aberta sem obstáculos no caminho – a inclusão te convida de forma ativa a participar da rede humana, indo além da porta livre de barreiras. Acessibilidade olha para coisas e lugares. Inclusão olha para vidas humanas.”


A ideia já é utilizada em outras cidades. Um parque do gênero foi inaugurado recentemente em comemoração à Semana da Criança no Ibirapuera, bairro da capital paulista.



Cordialmente,

Assessoria Fernando Dini Fone: (15) 99369-1777


14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page