Novas normas de segurança do PIX entram em vigor nesta segunda-feira
- Assessoria Fernando Dini
- há 2 dias
- 2 min de leitura
Atualizado: há 4 horas

Os bancos passam a adotar novas regras de segurança do PIX, que prometem tornar mais eficaz o rastreamento e a devolução de valores em casos de fraude
A partir desta segunda-feira (2), os bancos passam a adotar novas regras de segurança do PIX, que prometem tornar mais eficaz o rastreamento e a devolução de valores em casos de fraude. Com a atualização, o sistema consegue acompanhar o caminho do dinheiro mesmo depois que ele sai da conta inicial do golpista, aumentando as chances de recuperar o valor perdido.
A mudança obriga a implementação da versão 2.0 do mecanismo de devolução do PIX, permitindo que valores desviados por golpes ou falhas operacionais sejam ressarcidos. Antes, a restituição só era possível a partir da conta utilizada na fraude, mas golpistas frequentemente transferiam ou sacavam rapidamente o dinheiro, dificultando o rastreamento.
🔎 Como funciona: com as novas regras, o sistema de devolução consegue seguir o percurso do dinheiro e viabilizar a recuperação mesmo após ele ter saído da conta do fraudador.
O Banco Central (BC) espera que a medida facilite a identificação de contas envolvidas em golpes e aumente a devolução de valores, desestimulando esse tipo de crime. Além disso, o compartilhamento dessas informações entre os participantes das transações ajudará a impedir que as mesmas contas sejam usadas em novos golpes.
Segundo o BC, “essa identificação será compartilhada com os participantes das transações e permitirá a devolução dos recursos em até 11 dias após a contestação”.
Autoatendimento
Desde 1º de outubro, todos os bancos e instituições financeiras passaram a oferecer, nos aplicativos e no ambiente do PIX, uma funcionalidade de *autoatendimento* para contestação de transações.
O BC explica que “esse canal é o meio pelo qual o usuário deve solicitar a devolução de valores obtidos por fraude. O autoatendimento do MED [mecanismo de devolução] proporciona mais agilidade e rapidez ao processo de contestação, aumentando as chances de que ainda haja recursos na conta do fraudador para viabilizar a devolução à vítima”.







Comentários